O parque da Serra do Cipó (Minas Gerais, Brasil)

cahoeira da capivara mg

O Parque Nacional da Serra do Cipó é uma unidade de conservação brasileira e está localizado na Serra do Espinhaço, Minas Gerais. Sua história geológica é complexa e data do período pré-cambriano, com suas rochas arenosas que foram formadas por depósitos marinhos há mais de 1,7 bilhões de anos.

A diversidade da sua vegetação é altíssima, e muitas espécies só são encontradas aqui. Sua fauna é representativa e abriga espécies ameaçadas de extinção.

Pepalantus-1024x768

Para preservar este patrimônio natural, foi criado o Parque Nacional da Serra do Cipó a APA (Área de Proteção Ambiental). São ao todo 100.000 hectares de cerrados, campos rupestres e matas, além de rios, cachoeiras, canyons, cavernas, sítios arqueológicos preservados e muitos esportes de aventura.

acampada brasil 1

CachoeiraGrande2

A Serra do Cipó está localizada no estado de Minas Gerais, a apenas 100 Km da capital mineira. Coordenadas 43º-44ºW, 19º-20ºS. O principal acesso é através da Rodovia MG-10, passando por Lagoa Santa e São José de Almeida.

Distância de algumas cidades:

  • Belo Horizonte – 100 Km • Brasília – 814 Km • Rio de Janeiro – 532 Km • São Paulo – 684 Km

 

p1010918

P1040504

mg

Combina trilhas em campos rupestres de altitude com nascentes, riachos e cachoeiras das bacias do Rio São Francisco e do Rio Doce. Basta manter os olhos abertos para contemplar sempre-vivas, canelas-de-ema, bromélias e outras flores ornamentais, abundantes especialmente entre maio e setembro.

A diversidade se completa com amostras de cerrado nas áreas baixas e mata ciliar às margens dos cursos d’água.

A fauna exibe espécies ameaçadas, como lobo-guará e onça parda. Alguns passeios são mais leves e podem ser feitos sem guia: Cachoeira da Farofa, e trilhas da Prevenção do Fogo, do Encontro dos Rios e das Lagoas. Para outras aventuras no parque, contrate um monitor – a sinalização é precária e o risco de se perder é grande.

lapinha_da_serra_as_sementeiras-2

Lapinha da Serra - MG

Lapinha da Serra – MG

Acesso Pelo km 95 da MG-010, mais 4 km em estrada de terra até o Centro de Visitantes. Melhor época De abril a outubro, período da seca, é mais fácil cruzar os rios. De novembro a março, com chuva, as trilhas passam dias fechadas. Informações

No Centro de Visitantes, 3718-7151 (Instituto Chico Mendes). O parque abre entre 8h e 14h – horário limite para começar as trilhas (não é recomendável percorrê-las com chuva); não há cobrança de ingresso. Celulares funcionam em toda a extensão. Leve roupas de banho, tênis ou bota para trekking, água, lanche e protetor solar. Guias podem ser contratados nas agências XP Tour (3718-7108) e Cipó Aventuras (9605-5413) – a partir de 50 por pessoa, por passeio. Para percorrer as trilhas de bicicleta, há aluguel no km 96,5 da MG-010 para Lagoa Santa (R$ 35 por dia ou R$ 10 a hora).

Serra.do.Cipó.National.Park.original.17557

serra-do-cipo-7