Porto de Galinhas (Pernambuco, Brasil)

porto_praia

Porto de Galinhas é uma conhecida praia da Região Nordeste do Brasil, localizada no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco. Sua fama se deve, principalmente, às belezas naturais: piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, estuários, mangues, areia branca e coqueirais.

Inicialmente, a praia era chamada de Porto Rico, devido à sua abundância em pau-brasil. No auge da escravidão no Brasil, era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro. Muitas vezes, os mesmos chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas d’angola. A chegada dos escravos ilegais ao porto costumava ser anunciada pela frase tem galinha nova no porto! Desta forma, a praia de Porto Rico ficou conhecida como Porto de Galinhas.

Porto de Galinhas foi eleita pela Revista Viagem e Turismo da Editora Abril a “Melhor Praia do Brasil” por 10 vezes consecutivas.

Porto-de-Galinhas2.-Foto-por-Desconhecido

Toda a região é muito frequentada por turistas, que admiram a beleza natural da região. Porto de Galinhas também é frequentada por surfistas de diversas nacionalidades.

Porto de Galinhas deve muito de sua fama ao imenso conjunto de recifes que fica próximo da orla. Por causa dele, a vila de pescadores transformou-se num respeitável polo turístico a partir do início dos anos 90: viajantes de todos os cantos do Brasil aportavam na vila para embarcar em jangadas e conhecer os recifes e piscinas naturais. Surgiram hotéis, pousadas, resorts, condomínios residenciais e casas de veraneio para atender a um número crescente de visitantes.

Tanta gente pisou nos recifes que a destruição da vida marinha foi inevitável. Nos últimos anos, o passeio praticamente foi relegado a segundo plano, perdendo espaço para os tours de bugue, as praias do sul ou mesmo as atividades dos resorts. Medidas foram tomadas, em 2014, para a recuperação desse patrimônio – agora, monitores controlam o acesso e limitam o tempo do passeio e a área visitada. Resta saber quanto tempo vai levar para que a medida dê resultado. Enquanto isso, os bugues, as praias e os resorts continuarão garantindo a diversão.

Porto-de-Galinhas-mergulho-1

05052013114240

Em que pesem algumas exceções, a hotelaria se divide em três perfis gerais: resorts afastados da vila e próximos das praias do Cupe e de Muro Alto; pousadas de pequeno e médio porte, no centrinho da Vila; e hospedagens de proposta rústica ou voltadas para surfistas, na Praia de Maracaípe.

 

A maioria dos hotéis pé na areia está em áreas de mar agitado – como Maracaípe, Borete e parte das praias do Cupe e Muro Alto –, o que explica em certa razão os investimentos em grandes piscinas, no caso dos resorts. Novidade em 2014, o Enotel Acqua Club tem como principal trunfo um parque aquático voltado a crianças e adolescentes.

 

O artesão Carcará, famoso por esculpir galinhas com raízes de coqueiros, agora tem uma exposição permanente, ao ar livre. É a Mitos do Mundo, com esculturas de famosos espalhadas pelas ruas da Vila. Amy Winehouse, Elvis Presley, Frida Kahlo e Michael Jackson convidam para uma foto.

 

A Vila concentra o movimento. O eclético Birosca da Cachaça é point de paquera – especialmente às sextas e sábados, quando recebe DJs que tocam vários ritmos. Para curtir um bom forró, o Lua Morena é a pedida certa às quartas e sábados – na quinta, o ritmo é o sertanejo.

 

O clima é quente durante o ano inteiro. Entre setembro e novembro, o sol aparece com maior frequência e os preços são menores do que os praticados entre dezembro e março.

arq_687_115508

l1000818

viva-vlubambo-img-7362-3-alta1.jpg.1920x1080_0_148_10000

 

COMO CHEGAR

Para quem viaja a Porto de Galinhas a partir do Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes (porta de entrada do estado) ou do Centro de Recife: uma extensão da PE-009 (duplicada e pedagiada) foi construída, diminuindo a distância em 15 km – não é mais preciso atravessar as áreas urbanas de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. Ainda assim, um trecho movimentado da BR-101 leva à PE-009. A pista duplicada termina em Nossa Senhora do Ó (dali até Porto são 11 km em pista simples com ótimas condições). A Viação Cruzeiro (81/2101-9018; de R$ 7,40 a R$ 10,90; duas horas de viagem; saídas a cada hora) opera uma linha de ônibus que parte do terminal Cais de Santa Rita, no Centro de Recife, e vai direto ao centro de Porto de Galinhas.

 

Woman-swimming-and-relaxing-on-natural-pool-in-Porto-de-Galinhas