Restaurante Glouton (Belo Horizonte, Brasil)

glouton-1

Sofisticação da alta gastronomia, precisão técnica e apresentação primorosa se aliam ao inigualável sabor de Minas Gerais. E como toda comida mineira, no Glouton o prato tem “alma” e se torna inesquecível não pela aparência, mas pelo sabor.

 

A carta de vinhos, como o menu, está em constante mudança, com vinhos de todas as origens. A casa não tem compromisso com nenhuma importadora ou distribuidora, assim, aberta a acrescentar ou retirar rótulos sempre que isso for conveniente ao cliente. O Glouton parte do princípio que o vinho não é artigo de luxo e sim importante parte da vida. Por isso trabalha com uma competitiva margem nos preços, além de oferecer quatro opções de “pichets” ou pequenas jarras de 1/3 de garrafa a preços muito convidativos!

 

Para o salão, o ambiente é aconchegante e leve, com iluminação indireta, tons claros, toalha de mesa e flores do campo em pequenas garrafas. As mesas do passeio são ideais para os fumantes, e o jardim é um ambiente à parte, rústico e aconchegante, coberto por um toldo retrátil, climatizado e apropriado para todas as estações.

 

CHEF

Melhor Chef de BH pela Revista Encontro Gastrô 2015/16.

Considerado membro do seleto grupo da “Jovem Gastronomia Mineira”, a paixão de Leonardo pela cozinha remonta ainda à infância, quando fez suas primeiras incursões pelo mundo dos sabores dentro da cozinha de seu avô. Desde cedo acostumou o paladar aos ingredientes refinados. Era um momento interessante, logo após o boom da nouvelle cuisine, no final da década de 1980. Com grande afeto, avô e neto passavam os fins de semana a preparar banquetes para a família. Aos 12 anos, já cozinhava sozinho pequenas refeições para a família. Com o tempo, a paixão consolidou-se e cozinhar tornou-se sua maior fonte de satisfação no correr da vida. Cozinhar, para esse chef, é uma experiência quase poética, mesmo que ele prefira ver a sua arte como artesanato. “Há um componente artístico na criação de um prato mas, na verdade, é o apuro técnico que lhe dá existência. Arte não se repete”.

chef_leo_paixao_041_med

Chef Leo Paixão

Cursou medicina na UFMG e logo que se graduou, juntou as malas e a esposa e foi para Paris estudar gastronomia. Fez o curso na Escola Ferrandi e de lá seguiu em vários estágios em restaurantes estrelados, Joel Robuchon, Pierre Gagnaire, Nicholas Magie. De volta ao Brasil deu uma consultoria de quase dois anos no Taste Vin, mudando radicalmente os processos e incluindo novos pratos, o que resultou em diversas premiações.

 

Leonardo Paixão acredita que a gastronomia é muito mais que a técnica utilizada. Para ele, gastronomia é hoje o reflexo da natureza de onde você cozinha. Hoje chef e proprietário do restaurante Glouton, pratica a COZINHA MINEIRA CONTEMPORÂNEA. No curto tempo de existência o Glouton já ganhou o prêmio da Revista Veja de Restaurante Revelação 2013/14 de Belo Horizonte, prêmio da Revista Encontro de Restaurante Revelação 2013/14 e Chef Revelação 2013/14. Ganhou sua primeira estrela no Guia 4 Rodas com 10 meses de existência e Leonardo foi eleito Chef Revelação do Brasil 2014 pelo Guia 4 Rodas.

 

Em Janeiro de 2013 Leonardo Paixão foi ao Madrid Fusion como integrante da delegação de chefs de Minas Gerais, onde além de uma apresentação no palco principal, fez um jantar em gastrofestival no Hotel Intercontinental de Madrid. Seu trabalho de estudo dos produtos do cerrado mineiro já é internacionalmente conhecido através do prato homônimo que junta uma pesquisa de produtos, refino técnico e sensibilidade poética, o que apresentou em um festim e aula no Festival Internacional de Tiradentes 2013, outro festim no Festival de Tiradentes de 2014, além de participar de feitivais no exterior e por todo o Brasil, carregando a bandeira de Minas Gerais.

papada_med

 

Hoje Leonardo, além de comandar a cozinha do Glouton, ministra aulas de culinária e palestras, além de realizar festivais gastronômicos no Brasil e exterior, à convite de instituições de ensino, restaurantes e do governo do estado de Minas Gerais, como um dos principais representantes da nova cozinha mineira.

_mg_8732_med

38ya9g9wik52c03xy5e9bgos_med

jarret_med

 

Sistematicamente bem cuidada, a cozinha do Glouton é a cozinha mais limpa de Belo Horizonte. Todo o preparo é feito completamente à mostra para a apreciação de nossos clientes.

 

Como a de nossa família, a saúde de nosso cliente é muito importante. Por isso banimos absolutamente qualquer alumínio de nossa cozinha, somente cozinhando em panelas modernas de inox que não contaminam a comida com nenhuma forma de metal.

 

Aqui preparamos quase tudo que servimos, fazemos nosso próprio sorvete, defumamos nosso salmão, fatiamos o carpaccio e etc. Temos as mais modernas máquinas de cocção desde fornos combinados, “ronner”, embaladora à vácuo, Paco Jet, Thermomix, Robot Coupe e uma grande área refrigerada, organizada e limpíssima.

img_3910_med

img_6573

leitao_med

E tudo isso, para nós, é o mínimo para podermos servir bem a nossos clientes. Nosso chef te aguarda do outro lado do vidro.

 

screen_shot_2013-04-29_at_med

 

Horário de funcionamento:

De terça a quinta, 19:30 às 00:00.

Sexta de 12:00 às 15:00, de 19:30 à 01:00

Sábado de 13:00 às 17:00, de 19:30 à 01:00

Domingo de 13:00 às 17:00

RESERVAS: 031 32924237

Endereço: Rua Bárbara Heliodora 59, Lourdes, Belo Horizonte, MG

glouton@glouton.com.br