Arraial d’Ajuda (Bahía, Brasil)

Arraial d’Ajuda é um distrito de Porto Seguro, localizado na Bahia. A pequena vila se caracteriza pelas suas praias paradisíacas, natureza exuberante e construções com um estilo único. Atrai turistas de todo o mundo e é considerada um ponto de encontro de escritores, músicos e artistas.

Arraial-Dajuda.-Foto-por-Flat-3-Mares

Batizado com esse nome de tradição cristã-branca – foi mais uma homenagem a Tomé de Sousa e aos primeros jesuitas que aqui chegaram em 1549, com suas três naus: Conceição, Salvador, e Ajuda – que viriam a ser nomes da cidade e de suas primeiras igrejas.[2] Inicialmente chamado de Arraial de Nossa Senhora d’Ajuda, em homenagem à Santa Padroeira, aos poucos o nome foi sendo reduzido e, na criação legal do Distrito, ficou definitivamente Distrito de Arraial d’Ajuda. Não existem variações – somente a forma “Arraial d’Ajuda” é a correta.

 

Hoje em dia, até em documentos da prefeitura encontramos o nome escrito erroneamente – Arraial D’ajuda. Na língua portuquesa, a preposição não deve ser maiúscula e sim o nome próprio, d’Ajuda. Em 25 de janeiro de 1984 foi fundada a Sociedade Amigos do Arraial de Nossa Senhora d’Ajuda. Isso comprova como esse era o nome utilizado formalmente na década de 80 ou anteriormente.

 

800px-Nossa_Senhora_d'Ajuda

A construção da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda começou em 1550, pois os jesuítas só aqui chegaram no final de dezembro de 1549. Hoje é um local de encontro de fieis.

Rua-do-Mucugê

A estrada para o rio Mucugê, mais conhecida como rua do Mucugê, é onde se encontra a maior concentração de lojas e restaurantes da região. O estilo arquitetônico, a variedade e o refinamento de seus estabelecimentos lhe renderam o apelido de “Rua mais charmosa do Brasil”. Ao final da rua Mucugê se tem acesso a Praia do Mucugê e a Praia da Pitinga.

dscn0319

arraialdajuda

Na extensão do caminho que liga o centro de Arraial d’Ajuda a Porto Seguro encontra-se o bairro Quintas do Arraial, também conhecido como Estrada da Balsa, mesmo nome de sua via principal. O Quintas do Arraial está localizado entre o mar e uma planície de inundação. É repleto de hotéis, pousadas, barracas de praia, condomínios, e casas de luxo. Há também um parque aquático, um centro hípico e estabelecimentos comerciais.

002

003

O centro de Arraial d’Ajuda se destaca pelos diversos atrativos turísticos como restaurantes, bares e locais de interesse histórico, destacando-se a Praça da Igreja, centro histórico onde está localizada a Igreja Matriz de Nossa Senhora d’Ajuda e diversas lojas de artesanato. Também a Bróduei, rua calçada com bares e lojas. E ainda a Rua do Mucugê, o principal atrativo turístico da cidade com restaurantes, bares, galerias de arte, dentre outros atrativos, em um estílo único que a fazem conhecida como “A rua mais charmosa do Brasil”.

 

Na extensão leste-oeste há um parque central que divide a cidade. Ao norte deste encontramos os bairros Sítio Dois Irmãos, Parracho, Sítio Panorâma, e Novo Arraial. E ao sul estão os bairros São Francisco, São Pedro, Santiago, Villas do Arraial e Corais do Arraial.

 

1433180918

 

 

Ecoturismo

Arraial d’Ajuda e um destino perfeito para o Stand UP (todos as praias), Windsurf, Surf, Kitesurf (nas Praia dos Pescadores, Mucugê e Parracho) Parapente (na praia do Taipe) e Quadricíclo (nas trilhas). O eco parque aquático é um lugar para ir e desfrutar:

http://www.arraialecoparque.com.br/atracoes/index.html

 

Vida Noturna em Arraial d’Ajuda

Todas as noites Arraial d’Ajuda tem algum lugar onde tem musico ao vivo ou uma festa na praia! A Brodway, Rua do Mucugê e as praias do Mucugê e Parracho são as mais procurados. Arraial d’Ajuda e um destino perfeito para quem gosto de experimentar diversas sabores. Da cozinha tradicional Baiana até restaurantes típicas Italianas, Portuguesas, Japonesas, Francesas.

_mg_2098.jpg.1340x450_0_274_6978