Restaurante Lasai (Rio de Janeiro, Brasil)

1
Sob o comando do Chef Rafa Costa e Silva, inspirado na gastronomia do País Basco, mas tendo como base ingredientes rústicos locais – inclusive os cultivados pelo próprio chef em sua horta – o Lasai nasce com a missão de levar a você uma experiência gastronômica nunca antes experimentada.

Carnes, aves e frutos do mar combinados com produtos rústicos da terra exclusivos do Lasai e uma equipe cosmopolita trazem ao Rio de Janeiro uma proposta única de gastronomia com uma forte identidade cultural com o seu ambiente geográfico.

13

HORTAS
Ao procurar o lugar exato que o Lasai chamaria de sua casa para sempre, Rafa e Malena tiveram algum tempo livre em suas mãos. Usaram este tempo como uma oportunidade para procurar as melhores frutas e legumes que o Rio tinha a oferecer. Depois de encontrar e fazer amizade com muitos grandes agricultores e produtores, se inspiraram para plantar suas próprias hortas e até mesmo obter algumas galinhas.

big5

Como resultado de toda essa inspiração, agora existem duas grandes hortas com a sua própria produção sazonal. A horta menor (700m2) está na cidade do Rio e a outra (cerca de 10.000m2) fica uma hora e meia de distância da cidade. Há também galinhas que dão deliciosos ovos todas as manhãs, proporcionando-nos o composto mais fresco que poderíamos encontrar.

big1

As hortas são lugares muito movimentados e sem a ajuda dos jardineiros esse trabalho seria impossível, então aqui vai toda a gratidão pela dedicação do Gaúcho e do Fernando que cuidam do jardim menor aqui na cidade. Gaúcho é o chefe quando se trata de jardim, enquanto Fernando se preocupa com as galinhas. No jardim maior em Araras, Seu Maurício e Moisés cuidam da maior parte da propriedade plantada e Nilton vigia as galinhas.

 

NOSSA COMIDA
Todos os dias nos preparamos nossos dois menus com os mais frescos ingredientes sazonais de nossas próprias fazendas e parceiros selecionados. Sua experiência vai depender do que nos oferece a terra e mar no mesmo dia. Inspirado pela tradição, transformamos os ingredientes com técnicas modernas e preparação hábil.
Em nossa experiência Não Me Conte Histórias, vamos apresentar as opções e combinações que você escolher.
R$185,00
No Festival, vamos assumir o controle.
E, claro, levaremos em consideração todas as alergias, intolerâncias, gostos e desgostos ao preparar seu menu.
R$245,00

menu

COZINHA

Rafa Costa e Silva (Rio de Janeiro, Brasil, 1979)
Depois de completar seus estudos no The Culinary Institute of America (2003), em Hyde Park, Nova Iorque, e no IBMEC Business School, no Rio de Janeiro (1998), Rafa trabalhou no Restaurante Vong, do renomado Chef Jean-Georges Vongerichten, em Nova Iorque. Depois de dois anos sob a batuta do Chef Pierre Schutz como aprendiz, ele decidiu dar um passo à frente e trabalhar no Restaurante Rene Pujol, um tradicional bistro francês que abriu há mais de 40 anos na cidade de Nova Iorque onde, logo depois, tornou-se o Sub Chef Executivo.
Em 2007, Rafa começou a trabalhar no Restaurante Mugaritz, em San Sebastian (País Basco – Espanha), dirigido por Andoni Luis Aduriz. Neste mesmo ano, foi promovido a Sub Chef.

13_FHA_rshow_lasai
Trabalhando em todas as praças da cozinha, em 2010 ele tornou-se o Chef de Cozinha do restaurante que, além de deter duas estrelas Michelin, foi eleito em 2011 o terceiro melhor restaurante do Mundo pela revista inglesa Restaurant Magazine – Best Restaurant in the World.
No Mugaritz, Rafa fez parte ou liderou inúmeros projetos entre os quais se destacam: jantares, em duas ocasiões, para as autoridades de Abu Dhabi; organização e liderança de evento gastronômico na cidade de Singapura; curso de três dias para os principais Chefs de Bali, Indonésia; aula “Master Class” no The Culinary Institute of America, Nova Iorque.
Além de ter proferido palestras e cursos ao redor do Mundo, Rafa tem participado de vários eventos culinários como Chef convidado, como: Master of Food & Wine do Park Hyatt Mendoza – Argentina, Postrivoro em Faenza – Itália, Fulgurance em Paris – França e Paladar do Brasil em São Paulo – Brasil, Mesa Têndencia em São Paulo – Brasil.
Em 2012, por ocasião da realização das Olimpíadas em Londres, Rafa foi o Chef convidado pela Jet Set Sports e Mossimann´s Club, empresa oficial de eventos da Família Real inglesa, para desenvolver um menu inspirado na cultura e comida brasileiras. Durante 4 dias, no Kensington Palace Orangery. Rafa apresentou diversos pratos típicos do País para mais de 1.000 pessoas, a maior parte delas estrangeiros.
No ano de 2013 Rafa realizou quatro jantares no Restaurante Atera em Nova Iorque, duas estrelas Michelin a convite do Chef Matt Lightner.
Hoje em dia, Rafa está trabalhando com produtores locais do Rio de Janeiro, a fim de obter a melhor qualidade nos produtos para o seu restaurante, sempre que possível usando produtos orgânicos e produtores que estejam no estado do Rio de Janeiro.
O projeto de construir e desenvolver duas diferentes hortas, totalizando mais de 1200 metros quadrados, tem por objetivo assegurar o fornecimento para o seu restaurante, com abertura prevista para 2013, de ervas, flores e produtos que não são encontrados com os produtores locais.

 

23

Contato:
(21) 3449-1834 | (21) 3449-1854
Rua Conde de Irajá, 191
Botafogo – Rio de Janeiro. Brasil.
http://www.lasai.com.br