A importância de um bom café da manhã

Importância
Entre o intervalo da última refeição e a primeira do dia seguinte, há um longo período em jejum. Mas, também nesta fase, houve a queima de glicose e de glicogênio: a reação ocorre para gerar energia e manter e as funções do organismo, como circulação, respiração e batimentos cardíacos. Ao acordar, os níveis dessas substâncias estão muito baixos e precisam ser repostos. Dessa maneira, você começa o dia com disposição e dispõe de um bom rendimento nas atividades cotidianas. O café da manhã tem essa importante função de repor a energia que foi gasta durante o sono. Além disso, estudos indicam que realizar o café da manhã ajuda no controle da ingestão alimentar durante o dia, auxiliando no controle do peso.

Os alimentos do café da manhã fornecem energia, principalmente os carboidratos encontrados nos pães, nas frutas e nas geléias. Além disso, leite e derivados (queijo e iogurte) fornecem proteínas e cálcio (nutriente importante para a saúde dos ossos). As fibras, que trazem saciedade e melhoram o funcionamento do intestino, também são encontradas nos alimentos que fazem parte dessa refeição.

desayuno-brasil

 

Opções de alimentos
Ingerir os alimentos corretos na quantidade certa é importante para manter o equilíbrio nutricional e calórico da refeição, buscando saciedade e retardando a sensação de fome. Dessa maneira, optar pelos alimentos que apresentam menor teor calórico, mas que fornecem nutrientes adequados para uma boa refeição ajudará a manter a alimentação durante o dia sob controle, além de colaborar para que atinja ou mantenha o peso adequado.
Frutas
Qualquer fruta pode ser ingerida no café da manhã, desde que seja consumida naturalmente “e não com alguma guloseima junto”. As nutricionistas ressaltam que vale variar as frutas, para diversificar os nutrientes.
Derivados do leite
As especialistas recomendam três porções diárias de derivados do leite. Sendo assim, no café manhã pode ser consumida uma porção, de preferência, tudo com menor teor de gordura possível.
Café preto
Para quem não abre mão do cafezinho preto pela manhã, as nutricionistas avisam que uma xícara de café ativa o sistema nervoso, acorda a pessoa e aporta antioxidante e vitaminas. Mas é preciso ficar de olho na quantidade de açúcar ingerida junto com o líquido.
Pães
Prefira os lights integrais e torrados para que não atrapalhem na digestão. Tambem não é bom exagerar, por isso temos que consumir duas ou três torradas como máximo. Acompanhar com requeijão e alho cru é ótimo para proteger nossa imunidade, ativar o corpo e energizar-nos de maneira natural. Manteiga sem sal com um pouco de azeite e tomates podem ser inclusos neste café da manhã ideal.
Frios
Para quem adora rechear os pães com frios variados, um aviso: é preciso moderação. O consumo de frios deve ser controlado, deve acontecer somente umas duas vezes por semana. Deve-se escolher aqueles com menor quantidade de gordura, como o presunto cru ou peito de peru. Mas mesmo com estes tipos de frios é preciso cuidado, pois geralmente são ricos em sódio.
Cereais
Como são ricos em fibras, os cereais são opções boas. Granola, linhaça, aveia, quinua ou amaranto, duas colhes de sopa por dia, são suficientes.
Ovo
Um ovo fornece 20% da necessidade proteica diária e também fornece nutrientes como ferro, vitamina A, vitaminas do complexo B e antioxidantes como a luteína e a xantina – que protegem a visão. A gema do ovo é fonte de ômega 3 (gordura monoinsaturada de boa qualidade), e a clara tem leucina (um aminoácido que ajuda a manter a massa magra). O ovo é também uma ótima fonte de triptofano, aminoácido precursor da serotonina, substância que está associada à sensação de bem-estar.
Banana
A banana é uma boa fonte de energia para o organismo, pois é rica em potássio (mineral importante para o bom funcionamento dos músculos) e em vitamina B6, que auxilia na redução dos sintomas da tensão pré-menstrual, no caso das mulheres. Além de ser uma excelente fonte de triptofano, que ajuda a controlar a compulsão por doces, ela também prolonga a sensação de saciedade. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a banana pode ser uma grande aliada na perda e no controle de peso .
Chás
Os chás são boas alternativas, especialmente para quem tem alguma disfunção, mas sempre sem açúcar. O chá verde como antioxidante, chá de hibisco como diurético ou chá de hortelã para digestão.

 

desayuno-con-huevos-revueltos-tostadas-zumo-y-cafe