Video musical na Floresta da Tijuca, RJ, pelo “Dia da Terra”

Sin títuloDiferentes eventos ao redor do Mundo fazem homenagem ao “Dia da Terra”, na cidade do Rio de Janeiro a ONG Rainforest Alliance, em parceria com a Imaflora, divulgou hoje um vídeo intitulado “I’m Alive – Floresta da Tijuca Sessions”, feito com estrelas da música. Justamente a cidade do Rio que tem o maio parque natural dentro da cidade do mundo, com selva, serras, rios e mar, mas ao mesmo é uma das cidades mais sujas e poluídas, pela ação da população e do Estado que não faz o trabalho de controlar nem de exigir as indústrias um sistema de produção sustentável. Favelas do tamanho de uma cidade, sem esgoto, sem recolecção do lixo, criando ratos, e provocando doenças para seus moradores. Um governo que privatizou um parque na beira do mar na zona oeste da cidade para fazer prédios de luxo com campo de golf, não é um governo que cuide do meio ambiente, é um governo que faz grandes negócios para seus amigos e para eles mesmos.

A escalação do clipe, todo gravado na Floresta da Tijuca, tem Caetano Veloso, Lenine, Criolo, Emicida e Pretinho da Serrinha. A narração, em inglês, fica por conta da modelo Gisele Bündchen, membro do conselho diretor da Rainforest Alliance. A produção ficou a cargo do músico venezuelano Andres Levin, da Content-OS, e a direção é de Paula Lavigne e Fernando Young. Todos os músicos contribuíram para a composição da música, que é baseada na canção “Nine Out of Ten”, de Caetano Veloso. A parte da letra em espanhol foi feita pelo compositor uruguaio Jorge Drexler.

A Rainforest Alliance já atua no Brasil há 15 anos e distribui selos de qualidade para as fazendas que têm responsabilidade socioambiental.

É necessário criar consciência dos desmatamentos no Mundo e os efeitos que produzem para a humanidade, como mudança do clima, enchentes, períodos de seca ou de muita chuva que estragam os cultivos das fazendas e deixam o solo menos fértil. Por outra parte a poluição do homem, seja pelas indústrias que jogam tóxicos na agua, rios, ou no mar, também na terra e poluem o ar, como assim também do comportamento de cada cidadão que contamina com lixo as ruas das cidades e as praias.

O estado tem que cuidar a terra pelo bem de todos, fazer campanhas públicas para que as pessoas aprendam a cuidar o planeta, reciclando o lixo, consumindo menos agua, e usando cada vez menos tóxicos nos cultivos. Ademais deve exigir as empresas que usem energia ecológica, e não contaminem de maneira desnecessária por uma questão econômica.