“Mocotó”, Restaurante e Cachaçaria, comidas Nordestinas (São Paulo, Brasil)

José Oliveira de Almeida, nascido em 1938 em Mulungu, um pequeno vilarejo do sertão pernambucano, chegou a São Paulo aos 25 anos. “Trabalhei na roça até a véspera da viagem e a única bagagem que trouxe foram duas camisas, uma calça e um par de calçados, minha mala era um saco e o cadeado era o nó. A viagem durou 8 dias, vim num ônibus caindo aos pedaços e cheguei aqui por sorte. Numa parada no Rio de Janeiro o motorista ao manobrar o ônibus derrubou o muro de uma casa e fugiu me deixando pra trás junto com alguns amigos, a sorte foi que ele enganchou num viaduto e conseguimos alcançá-lo.”restaurante mocoto 2

Trabalhou em fábrica de laticínios, metalúrgica, fundição, na feira e por último em uma malharia. Chegou a dividir um quarto de pensão com mais 8 pessoas. Até que em 1973, em sociedade com dois irmãos, montou a “Casa do Norte Irmãos Almeida” na Vila Aurora. E depois de um ano, montou seu próprio bar na Vila Medeiros.

Aí começou a história de sucesso do nosso caldo de mocotó. As pessoas se acotovelavam para entrar no Mocotó e tomar a iguaria, além de comprar produtos típicos como carne seca, farinha de mandioca, rapadura, bolachas e queijos nordestinos. Com o passar do tempo o pequeno bar não comportava mais a clientela. E em 1979 montamos a nossa “filial”, bem em frente à matriz. Até que em 1994, encerramos a atividade de empório da antiga Casa do Norte para nos dedicar apenas às refeições.

Ainda hoje, o “Seu Zé Almeida” vai ao Mocotó, atende clientes, lava pratos, orienta os cozinheiros e cria novas receitas. Ele é conhecido por seu coração de ouro, sempre pensando nos outros antes de si mesmo. Tem como lema a simplicidade e o trabalho.

E é desse modo que ele conquista o respeito de todos. Com a firmeza de quem já passou por muitas dificuldades, ele é exemplo de conduta e retidão de caráter. Mesmo assim, não é tratado como patrão, pois não trata ninguém como empregado. Tem por todos o cuidado que se tem por um filho, por isso, para nós não há figura que melhor o represente que a figura de um pai.

 

mocoto sp 1

               

Formação do chefe de cozinha: Rodrigo Oliveira

2010 CIA – Latin Cuisines Advisory Council:      San Antonio,TX – Menbro do conselho para o desenvolvimento da cozinha latina do Culinary Institute of America

2009 – Instituto de Artes Culinárias Laurent:  São Paulo – SP – Técnicas Avançadas de Cocção Sousvide

2003 – 2005 Universidade Anhembi Morumbi:  São Paulo – SP – Tecnólogo em Gastronomia

2002 – Instituto de Hospitalidade – ServSafe: São Paulo – SP – Supervisor em Segurança Alimentar (reconhecimento internacional pela NRA Nacional Restaurant Organization e pela International Food Safety Council).

 

 

 

 

“Fazer cozinha brasileira pra mim é fazer a comida chef rodrigo oliveira

do sertão, que é o meu chão e o de minha família,

é contar nossa história. De lá vem nossa riqueza,

nosso entendimento e posicionamento no Mundo.

É o que e como servimos. É nossa paixão.”

 

Contato:

Endereço: Av. Nossa Senhora Do Loreto, Vila Medeiros. São Paulo.

Tel: +55 11 2951 3056

http://www.mocoto.com.br