PERNAMBUCO CELEBRA O ESTATUTO DA JUVENTUDE COM REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIO

estatuto (1)Os princípios e diretrizes para o fortalecimento das políticas de juventude no país ganharam força após o Estatuto da Juventude ser sancionado no último dia 5 de agosto. Direcionado aos direitos da população jovem de 15 a 29 anos, 27,4% da população pernambucana, o documento será o tema do I Seminário O Estatuto é nosso, promovido pela Secretaria da Criança e da Juventude de Pernambuco.

O Seminário compõe uma série de ações programadas para o mês de outubro em comemoração a Semana Estadual de Juventude, e ocorrerá em dois momentos: nos dias 1 e 3 de outubro, nos municípios de Petrolina e Carpina, respectivamente. O evento é gratuito e poderão participar jovens entre 15 e 29 anos de idade residentes em Pernambuco, gestores de juventude, lideranças juvenis, coletivos e grupos juvenis. Serão fornecidos almoço e lanche.

Para o Seminário realizado em Petrolina poderão participar os jovens dos municípios do Sertão de Itaparica, Moxotó, Pajeú, Araripe, São Francisco e do Sertão Central. Para o Seminário de Carpina serão aceitas as inscrições oriundas dos municípios da Região Metropolitana, Mata Sul e Norte, Agreste Meridional, Central e Setentrional. As fichas de inscrição preenchidas devem ser encaminhadas ao email JUVENTUDE@SCJ.PE.GOV.BR . Quaisquer outras informações e/ou esclarecimentos adicionais poderão ser fornecidos pela Gerência de Juventude nos telefones (81) 3183-0713 ou (81) 3183-0714.

Estatuto e Sinajuve

Os encontros contarão com palestras de Sebastian Baldunciel, presidente da Rede de Ongs da América Latina, Cientista Político, especializado em relações internacionais pela Universidade de Buenos Aires e Fabrício Lopes, que já trabalhou na Secretaria Nacional de Juventude e é ativista das Políticas Públicas de Juventude. Em debate os direitos que já eram previstos em lei, como educação, trabalho e saúde e que serão aprofundados com o Estatuto, atendendo as necessidades e especificidades das diversas juventudes no país. Previsto no documento, o Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve) também será debatido durante o Seminário. O Estatuto e o Sinajuve inauguram um novo momento para esta política pública uma vez que dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude para serem garantidos pelo governo nas suas três esferas em parceria com a sociedade civil.