Receita da Canjica (Brasil) uma delicia para passar o inverno..

canj

Ingredientes

500g de canjica

1 litro de leite

1 vidro de leite de coco

1 lata de leite condensado

2 pedaços de canela em pau

1 colher de café de sal

Sugestão de ingredientes para acrescentar no sabor

1/2 xícara de amendoim torrado e moído

50g de coco ralado

Canela em pó

Modo de fazer

Prepare a canjica: Cate a canjica para retirar grãos estragados, pedrinhas e outras sujeiras. Depois lave bem numa peneira e ponha de molho a noite toda numa tigela com água o suficiente para cobrir todos os grãos e passar mais uns 2 a 3 dedos. No dia seguinte quando fôr cozinhá-la, acrescente mais água se achar necessário. A água deve cobrir a canjica e ainda sobrar uns 2 dedos quando estiver na panela.

Cozinhe a canjica:A canjica pode ser cozida em panela de pressão, ou numa panela grande comum.

Panela de pressão: Ponha a canjica na panela com a água em que estava de molho e acrescente mais se fôr necessário. Tampe-a, segundo as instruções do fabricante, e cozinhe por 20 minutos desde o começo. Comece com fogo algo e no meio do cozimento, quando a panela começar a fazer barulho, abaixe o fogo. Depois de 20 minutos, retire-a do fogo, ponha na pia embaixo da torneira e deixe correr um fio de água fria sobre a tampa. Quando a panela esfriar um pouco e perder a pressão, abra-a com cuidado.

DICA: Nunca encha a panela de pressão acima da metade, pois caso contrário, quando começar a pegar pressão, o caldo começará a sair pelo furo da tampa da panela e dificultará o cozimento.

Panela comum: Coloque a canjica numa panela grande com a água do molho e acrescente mais se achar necessário. Ela deve cozinhar até ficar bem macia. Vai demorar um pouco mais, mas ficará igualmente saboroso.

Termine a canjica: Depois que a canjica estiver cozida, acrescente o leite, o leite de coco, o leite condensado, a canela em pau e o sal. Se quiser acrescentar o amendoim torrado e moído e o coco ralado coloque também nessa hora. Misture tudo muito bem e deixe cozinhar até o caldo engrossar e ficar cremoso. Sirva quente ou ao natural. Se quiser pode polvilhar um pouco de canela em pó também.

Prepare o amendoim: Torre o amendoim no fôrno e depois vire sobre um pano de prato. Dobre o pano e esfregue os amendoins para soltar as peles. Separe os amendoins das peles e passe-os por um processador de alimentos para moer bem fininho.